Gladiador Pet Shop

Novidades

Para que você esteja sempre por dentro de novidades do mercado de Pet´s,
estaremos colocando aqui tudo que encontrarmos e que realmente seja interessante para a saúde e o cuidado do seu pet.



Dirofilariose Canina

A dirofilariose é uma doença parasitária que afeta o coração dos cães e também dos gatos. É também conhecida como “o parasita do coração” ou “a lombriga do coração”. O parasita é um nemátodo chamado Dirofilaria immitis.
Os animais são infetados através da picada de um mosquito, tal como acontece na leishmaniose. Quando o mosquito pica, insere no corpo do cão as larvas deste parasita. Estas larvas são tão pequenas que se denominam por microfilárias. Elas conseguem, através da pele e dos músculos, chegar à corrente sanguínea e navegam pelos vasos sanguíneos até chegar ao coração.
Uma vez que lá chegam, alojam-se no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava, onde as larvas continuam o seu desenvolvimento até se tornarem no parasita adulto. Este processo pode levar cerca de 6 meses, e as Dirofilarias adultas podem chegar a medir 35 centímetros cada uma.
Quando se alojam em grandes quantidades, a função cardíaca do animal é substancialmente reduzida, provocam problemas respiratórios, tosse crónica e um cansaço permanente.
O cão começa a perder peso e a tolerar menos o exercício físico. Com o agravar da situação, o cão começa a sentir dificuldades em respirar, surge a febre e pode ocorrer ascite — acumulação de líquidos no abdómen. Sem tratamento, é uma doença que se pode revelar fatal.
Felizmente, é uma doença curável, embora o seu tratamento seja demorado e tenha efeitos secundários complicados, pelo que o acompanhamento próximo do médico veterinário é essencial.
Mesmo após os parasitas morrerem, por efeito da medicação, estes podem continuar a causar problemas, como bloquear vasos sanguíneos e levar à formação de tromboses.
Tal como acontece com a leishmaniose, a melhor forma de prevenção da dirofilariose é evitar que os mosquitos cheguem a picar o animal, através de coleiras e produtos especializados.
Existem também tratamentos preventivos, em forma de comprimidos ou injeções, que visam eliminar as microfilárias que tenham eventualmente entrado no organismo, evitando que cheguem a desenvolver-se no parasita adulto.

76009271433631190442_dirofilariose.jpg
Dirofilariose Canina

Giardíase canina

A giardíase é uma doença causada por parasitas do género Giardia, que invadem o sistema digestivo do animal e se alimentam dos nutrientes que este ingere. A giardíase também afeta gatos e seres humanos.
A transmissão deste parasita é feita através de cistos, que chegam ao meio ambiente através das fezes de outros animais previamente infetados. Mesmo após a remoção das fezes, os cistos são capazes de sobreviver durante meses.
Para o cão ser infetado, basta pisar os cistos na rua e posteriormente ingeri-los ao lamber as patas. A ingestão de água ou alimentos contaminados também dá origem à infeção. Uma vez dentro do organismo, os cistos desenvolvem-se nos parasitas adultos.
Como a Giardia absorve os nutrientes da alimentação do animal, o cão começa a perder peso e a desidratar, aos quais são associados sintomas como as dores abdominais, a diarreia e os vómitos, que ainda enfraquecem mais o animal.
O tratamento da giardíase é feito com medicamentos anti-parasitários que eliminam com sucesso o parasita do organismo.
Para prevenir a contaminação da Giardia, recomendam-se as técnicas de higiene normais de prevenção de doenças, tais como a correta higienização das mãos e dos alimentos antes das refeições, bem como a limpeza frequente de todos os espaços onde possa existir transmissão fecal-oral. Existe vacinação contra a Giardia.

69886412557407011655_giardiase.jpg
Giardíase canina

Gladiador Pet Shop. O melhor amigo do seu pet.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um enorme prazer atender você e esclarecer qualquer questão.